quarta-feira, 31 de março de 2010

ESTAFETA NACIONAL "POBREZA E EXCLUSÃO: EU PASSO!" - INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES


Patrocínios:


TORRES NOVAS

                                         
TORRES NOVAS

ABRANTES

MANUEL FAUSTINO JÚNIOR, LDA.



Parceiros confirmados:
- Câmara Municipal de Abrantes
- PSP Abrantes
- GNR
- Escola Dr. Manuel Fernandes
- Escola Dr. Solano de Abreu
- Agrupamento de Escolas D. Miguel Almeida
- Escola Prática de Cavalaria de Abrantes
- Santa Casa da Misericórdia de Abrantes
- Centro de Recuperação Infantil de Abrantes (CRIA)
- CPCJ Abrantes
- CAFAP
- Segurança Social
- Governadora Civil de Santarém
- Bombeiros Municipais
- Junta de Freguesia de S. Vicente
- Junta de Freguesia de S. João
- Junta de Freguesia do Tramagal
- Agrupamento escolar de Tramagal
- UTIT
- Atleta de triatlo Pedro Quintela
- Atleta de atletismo Susana Estriga

Apoios na divulgação:
- A.M.S. Publicidade
- Jornal de Alferrarede
- Câmara Municipal de Abrantes (página de Internet)
- Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (página de Internet)- Rádio Tágide
- Escola Dr. Manuel Fernandes (página de Internet)
- Rádio Antena Livre
- Jornal A Barca
- Jornal Nova Aliança
- Rádio Hertz
- Rádio Tágide

O PIEC associa-se à celebração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, com a organização de uma Estafeta Nacional intitulada "Pobreza e Exclusão: Eu passo!". Esta iniciativa ligará todo o país, levando à passagem de um testemunho de jovem para jovem e por todos os que queiram participar, a título individual ou enquanto elemento de qualquer instituição social que se queira associar (ISS, CPJCR, IPJ, IPSS, Autarquias, Forças de Segurança, Protecção Civil, Programa Escolhas, Escolas, ONG e Associações Juvenis). A iniciativa mobilizará os 150 grupos–turma da Medida PIEF – Programa Integrado de Educação Formação e terá início no dia 13 de Abril em Lisboa, deslocando-se de norte a sul do país, do litoral ao interior, percorrendo um total de 1800Km em 37 dias, e conta já com a adesão de inúmeras entidades, públicas e privadas, cujo sua missão tem na base os valores fundamentais da inclusão social. Irá terminar no dia 21 de Maio na capital do país. 
A chegada a Abrantes será no dia 18 de Maio pelas 16h00 na praça Barão da Batalha, onde irá ser dinamizada uma tarde com várias actividades que acolherão a chegada da estafeta. Está prevista a partida de Abrantes, no dia 19 de Maio pelas 9h00, da Escola Secundária 2º/3º CEB Dr. Manuel Fernandes, rumo à Chamusca.
Os objectivos deste envento são:
1. Dar visibilidade ao fenómeno da pobreza e da exclusão social como um problema que respeita a todos os cidadãos;
2. Estreitar a articulação já existente, criando novas oportunidades de trabalho, entre o PIEC e as instituições sociais que de algum modo trabalham connosco;

3. Incentivar a participação dos jovens em PIEF numa causa justa contribuindo, por um lado, para a sua reintegração social de um modo activo e, por outro, promovendo entre os alunos, e entre estes e as várias instituições públicas e privadas, conceitos solidários de cidadania.


Trata-se de uma iniciativa dirigida a todas as instituições públicas, privadas e cooperativas, com responsabilidades no mercado social, especialmente vocacionadas para crianças e jovens, que apresentem políticas e respostas promotoras da inclusão e da cidadania, com enfoque nas questões educativas e formativas. Esta iniciativa é, ainda, dirigida à sociedade civil em geral, considerando que qualquer cidadão jovem, em representação de uma instituição, poderá integrar a estafeta e participar nas iniciativas que a mesma irá despoletar localmente. Sendo assim, pretendemos convidar toda a comunidade de Abrantes a participar neste eventoao longo das ruas de Abrantes, até à ponte do Rossio ao Sul do Tejo, terminando a sua participação com uma mega concentração em cima da ponte içando balões, em prol de uma causa tão nobre.

Junte-se a nós!

Para qualquer informação ou esclarecimento é favor contactar para o e-mail: piefdeabrantes@gmail.com

terça-feira, 30 de março de 2010

Certificações

No dia 24 de Março foi a reunião de avaliação do 2º período, em que certificámos dois dos nossos alunos!
Deixamos então aqui os nossos parabéns ao Fábio Cunha que conseguiu a certificação de 9º ano, e à Débora Santinho que foi certificada com o 6º ano.

Votos de muito sucesso para os dois!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

"Vamos falar sobre sexualidade"

No âmbito do projecto "Sexualidade e Afectos", no dia 1 de Março as enfermeiras Ana Rita Capitão e Sónia Lima deslocaram-se à sala de aula do PIEF para falar sobre sexualidade. Foi uma sessão descontraída e dinâmica, onde foram clarificadas e esclarecidas questões acerca das doenças sexualmente transmissíveis, comoportamentos de risco, métodos contraceptidos, entre outros.





"Um dia pela Vida"

O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, comemorado a 4 de Fevereiro, foi assinalado na Escola Secundária c/ 2ºe 3º CEB Dr. Manuel Fernandes,em Abrantes com o lançamento de balões cheios com gás hélio e com mensagens em “memória de quem já partiu” ou de” apoio a pessoas que estão a lutar contra esta doença, ou que a venceram”. Os alunos do PIEF participaram na iniciativa.




terça-feira, 2 de março de 2010