segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A importância da disciplina de Formação Vocacional

O PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação enquadrado pelos Despachos Conjunto n.º 948/2003 e 171/2006 dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação. O PIEF promove o desenvolvimento e certifica competências do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico com o objectivo de favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória para jovens a partir dos 15 anos em situação de risco ou abandono escolar associada a uma qualificação profissional. É de reforçar a dupla vertente do PIEF: a vertente educativa e ou formativa, centrada no reingresso escolar e na definição de percursos alternativos de educação e formação, visando a escolaridade ou a dupla certificação escolar e profissional, e a vertente de integração, orientada para a despistagem de situações e para a disponibilização de respostas de ordem social e económica, para a inserção em actividades de formação não escolar, de ocupação e desenvolvimento vocacional. A inserção em actividades de formação não escolar é realizada na disciplina de Formação Vocacional (FV), que tem como objectivo informar a/o menor acerca das realidades do mundo de trabalho, do funcionamento da Entidade, da especificidade das profissões, do recrutamento de pessoal, entre outros aspectos. Nesta disciplina, os alunos são integrados em Empresas no sentido de desenvolverem actividades em contexto de trabalho, numa área que gostassem de vir a exercer uma profissão, de acordo com o horário do grupo-turma.


Ficam de seguida alguns exemplos de alunos que frequentam a FV, em diversas áreas:



O aluno Edmundo Dias encontra-se a frequentar o PIEC-Empresa, com vista a obter a certificação de 3º ciclo. No âmbito da FV, o Edmundo está a efectuar o estágio na Pegop Energia Eléctrica S.A. na área de Armazém, três dias por semana, com uma bolsa de formação.




O aluno Filipe Nunes encontra-se a frequentar o PIEC-Empresa, com vista a obter a certificação de 3º ciclo. No âmbito da FV, o Filipe está a efectuar o estágio no Talho Carninha, três dias por semana, com uma bolsa de formação.



A aluna Débora Santinho encontra-se a frequentar o PIEF de 3º ciclo, com vista a obter a certificação de 3º ciclo. No âmbito da FV, a Débora está a realizar a sua formação na Florista "Gardénia", uma tarde por semana. A curto-prazo, poderá a ingressar no PIEC-Empresa com bolsa de formação, devido ao seu bom desempenho.






Ginasticar... na aula de Matemática!

No passado dia 10 de Janeiro, a professora Patrícia, de Educação Física, deslocou-se à sala de aula do PIEF para uma aula de aeróbica e hip-hop, no âmbito do projecto "Toca a mexer!". À Professora Patrícia, um Muito Obrigado!



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Boas práticas no PIEF de Abrantes

Ao longo do nosso 3º projecto, os professores João Raimundo e Elisa Antunes, no âmbito da disciplina de Matemática e Realidade, dinamizaram na turma do 3º Ciclo o I Campeonato de Cálculo Mental.

Ao longo de 12 provas, a generalidade dos alunos disputaram os lugares cimeiros, apesar das dificuldades que estes encontraram, pois é um tipo de exercício que não estavam acostumados a fazer.

Havia prémios para os três primeiros classificados, tendo ficado o pódio composto da seguinte forma:

1º Raul Vieira (46 acertos)

2º Daniel Mateus (45 acertos)

3º Edmundo Dias (32 acertos)

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 16 de Dezembro, na última aula de Matemática do 1º Período.

Na foto, Raul Vieira recebe das mãos do professor João Raimundo o primeiro prémio do I Campeonato do Cálculo Mental, que consistiu num jogo dardos.



A professora Elisa Antunes com alguns elementos da turma que também festejaram a entrega dos prémios, partilhando entre si algumas lambarices que os professores trouxeram. Afinal a Matemática também pode ser doce…


Esperamos que o próximo Campeonato de Cálculo Mental seja ainda mais competitivo e que os alunos de PIEF decidam de uma vez por todas limpar as teias de aranha das suas cabecinhas.