quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Temos artistas!

No âmbito das comemorações do Centenário da República, realizou-se naBiblioteca da Escola Secundária com 2º e 3º CEB Dr. Manuel Fernandes uma exposição, organizada pelas equipas das bibliotecas escolares e da área disciplinar de História. As turmas 1 e 2 do PIEF de Abrantes participaram na exposição com um trabalho desenvolvido na disciplina de Estudos Artísticos, Plásticos e Visuais.


Ficha técnica
- A Liberdade Guiando o Povo, Eugène Delacroix, , 1830, óleo s/ Tela, 260 x 325 cm.

Técnica: Pastel de óleo sobre cartolina e tela, 70 x 100 cm.


Tema: A República. Exercício:


Puzzle da imagem (trabalho colectivo).


Disciplinas: Estudos Artísticos Plásticos e Visuais.





2 comentários:

  1. Poderiam explicar cá ao Cidadão abt como foi elaborada esta réplica de Eugène Delacroix, que adquiriu um "não sei quê" de Pablo Picasso?

    Cada um contribuiu com um pedacinho do vosso trabalho, criando um conceito diferente, tipo manta de retalhos, da liberdade guiando o povo?!

    ResponderEliminar
  2. Interessante a observação, de facto, tem um toque do dramatismo da Guernica.
    Esta interpretação da "Liberdade Guiando o Povo", foi realizada numa actividade- jogo, intitulada puzzle da imagem, o objectivo era analisar a obra de delacroix, mas também promover a criatividade e o sentido crítico dos alunos.
    A imagem original foi dividida em partes iguais e cada participante teve que reproduzir um desses fragmentos, sem ter consciência do resultado final, daí a ligeira deformação das imagens. A técnica utilizada foi o pastel de óleo- que fez com que se omitissem pormenores e acentuassem contrastes cromáticos.
    No final, foi interessante mostrar aos alunos a obra original e a sua interpretação, para analisarem e compararem as diferenças plásticas.

    ResponderEliminar