sábado, 22 de outubro de 2011

DAR A MÃO A QUEM PRECISA

No passado dia 17 de Outubro comemorou-se mais uma vez em todo o mundo o Dia Internacional da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.
Neste âmbito, o PIEF de Abrantes quis celebrar a data dinamizando a actividade “Dá a mão a quem precisa”.
Este projecto consistiu em apelar à comunidade educativa a dádiva de géneros alimentícios, com vista à recolha e posterior distribuição a famílias da nossa cidade que estão neste momento a passar por uma situação de carência económica. A recolha dos alimentos teve lugar entre os dias 6 e 19 de Outubro, tendo sido realizado a sua distribuição em mãos, por um grupo de alunos do PIEF, no dia 20 de Outubro.
Esta actividade teve como principais objectivos sensibilizar os nossos jovens e restante comunidade escolar para a prática de actos de solidariedade e combater a indiferença perante situações de pobreza extrema. Ao mesmo tempo, pretendeu-se proporcionar a algumas famílias carenciadas de Abrantes uma pequena ajuda, sob a forma de um cabaz de géneros alimentícios, que lhes permita mais algum conforto na sua gestão familiar.
Com este acto não se pretendeu resolver os problemas que fustigam as famílias intervencionadas, mas foi um passo para revolucionar atitudes que até certo ponto podem mudar a forma como lidamos com um flagelo que se vem tornando emergente no nosso país. A pobreza e a exclusão social são fenómenos que não se podem tolerar num país civilizado, passando o seu combate pela execução de pequenos gestos como este que, por vezes, fazem toda a diferença.

Entrega de géneros alimentícios a famílias carenciadas no dia 20/10/2011 pelos alunos do PIEF de Abrantes


Este tipo de iniciativa não vai ficar por aqui. Ao longo deste ano lectivo a Associação Juventude Amiga, sediada na escola Dr. Manuel Fernandes, irá dar continuidade a esta prática, à semelhança do que tem feito nos últimos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário