segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PROJECTO CONECTANDO MUNDOS

Este ano, a turma do 3º ciclo do PIEF DE ABRANTES concorreu ao projecto internacional CONECTANDO MUNDOS.
O projecto teve início no dia 6 de Fevereiro e termina no dia 19 de Março de 2012.
O QUE É CONECTANDO MUNDOS?
O Conectando mundos é uma proposta educativa interativa que junta atividades dentro da sala de aula ao trabalho numa rede composta por alunos e alunas dos 6 aos 17 anos de várias realidades culturais, económicas e sociais, na qual participam várias escolas do mundo inteiro.
O trabalho é desenvolvido através de uma plataforma interativa multilíngue com 7 línguas (italiano, castelhano, português, inglês, galego, catalão e basco), através da qual as diferentes turmas interagem e trabalham de uma maneira cooperativa, organizadas em equipas de trabalho sempre da mesma faixa etária.
Todos os anos trabalhamos uma temática concreta ligada à Educação para a Cidadania Global - como os direitos laborais, o aquecimento global e a pobreza - cada uma com propostas didáticas apropriadas para as faixas etárias.
Os objectivos gerais do Conectando mundos são:
  • Promover o diálogo intercultural entre crianças e jovens de diferentes ambientes sociais e geográficos.
  • Criar um espaço de trabalho cooperativo e eficaz baseado no lema “pensar globalmente, agir localmente”, utilizando as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) para possibilitar o conhecimento mútuo e promover a partilha de realidades diferentes e problemas comuns.
  • A partir da nossa reflexão sobre os ambientes de proximidade e sobre o que sabemos das realidades dos/as outros/as participantes, tornarmos conscientes do que é que faz com que a maioria da população mundial não possasatisfazer as suas necessidades básicas e careça de oportunidades e direitos, e criarmos em conjunto uma proposta-compromisso para mudar esta realidade.
Quando for oportuno, iremos actualizar este blog a fim de partilhar com os leitores as diversas etapas deste projecto. 
Para mais informações clicar em http://www.conectandomundos.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário